Pra você quais são os maiores poderes das redes sociais? Além é claro de serem uma das principais ferramentas de vendas com anúncios como sempre falo por aqui?
Pra mim é a condição de receber informação de qualidade, preciosa.
Paradoxal não? Afinal, o que nós temos quase como dominante em redes como o Instagram é lixo em forma de texto e imagem.
Mas hoje com as redes sociais, nós temos a possibilidade de nos aproximar e receber informações e respostas de pessoas que alguns anos atrás seria inimaginável!
Mas para você ter um bom uso das redes sociais nesse propósito você tem que ter um bom filtro, tem um ditado que diz: “Você é a média das 5 pessoas que você mais convive”, e às redes sociais nos abriram a possibilidade de ter uma “convivência” com dezenas de pessoas diariamente. Qual é a qualidade média dessas pessoas que você está acompanhando hoje, na questão de qualidade para tudo, informação, opinião, qual é a qualidade média das informações que você consome diariamente nas redes sociais?
Você toma cuidado efetivamente de quem você absorve informação diariamente via redes sociais?
Porque elas podem ser uma das melhores ferramentas do mundo para o seu desenvolvimento pessoal e para o seu desenvolvimento profissional, como também podem ser a pior, para acabar com a sua vida.
Você tem que entender qual é o uso que você está fazendo dessa ferramenta. Qual é o uso que você está fazendo dela? Quem são as pessoas que você tem ouvido e lido diariamente? Qual tipo de informação tem absorvido?
Porque essas informações, essas pessoas, podem ter um peso grande no que você vai ser no futuro.
Eu tenho três perfis no Instagram, o @xerxes_marques, e tenho o perfil @xerxes.marques onde acompanho apenas perfis de profissionais de língua inglesa ligados ao que faço, ou seja, não existem ruídos fora do contexto profissional, do que esses profissionais de língua inglesa, principalmente profissionais do mercado americano vem trabalhando, inclusive como se expõe.
Além de ser meu perfil profissional em inglês, onde todos os conteúdos que produzo e publico em meu perfil em português são publicados também em inglês.
No Twitter, Linkedin e Facebook também tenho perfis com esse propósito, de acompanhar perfis em língua inglesa.
Pode parecer muita coisa, um perfil de Instagram já nos toma um tempo absurdo, mas quando usado sem propósito, no meu uso, esses dois perfis não tem distrações, ruídos, ali meu propósito é apenas ver o que profissionais da minha área e áreas correlacionadas estão fazendo, o que toma tempo é rolar o feed sem propósito, apenas para matar o tempo.