Como tracionar um perfil novo nas redes sociais?

Mulher com um aparelho celular nas mãos para usar as redes sociais
Como dar tração a um perfil novo no Instagram, no Facebook ou em qualquer rede social?

Como tracionar um perfil novo nas redes sociais, assim como aliás estou fazendo, no Linkedin, no Facebook, no meu site! E também no meu Instagram.

QUAIS OS MOTIVOS PARA ALGUÉM TE ACOMPANHAR E PRINCIPALMENTE, COMPRAR DE VOCÊ?

Quem não te conhece começa a te acompanhar por um único motivo, seu conteúdo, o que você fala, se é útil, se educa, inspira e/ou diverte.

Qual o motivo para alguém que não te conhece seguir um perfil novo que não tem conteúdo?

MOSTRE QUEM VOCÊ É, O QUE FAZ, QUAL O SEU PROPÓSITO, SUA AUTORIDADE

Para acelerar seu crescimento, pense antes em construir uma base de conteúdos a respeito do que você pretende falar em suas redes sociais, antes mesmo de ter sequer um seguidor crie, 20, 30, 40 conteúdos de qualidade, voltados ao público que deseja alcançar.

Com um volume razoável de informações publicadas você mostra para quem te encontrar quem você é, sobre o que fala, quais resultados possui e dá a quem se interessou motivos para passar a te acompanhar.

Além de ter um peso de prova social, de maior validação ao seu perfil.

NÃO SE TORNE MAIS UM ESCRAVO DAS FERRAMENTAS

Esse é o estágio inicial, que logicamente não para, você nunca vai parar de produzir conteúdo, mas ao contrário de muitos que dizem que você deve produzir conteúdo todos os dias, eu te digo que você não precisa disso!

Está cheio de gurus por aí que recomendam a você: Produza 1 carrossel, 2 reels, 30 stories e não sei mais quantos outros conteúdos por dia.

Ai eu te pergunto, e que horas você trabalha para seus clientes? 

Se você é um influenciador de entretenimento, ok, seu trabalho quase que exclusivamente é produzir conteúdo dentro da rede.

Aliás, pra quem é vendedor de cursos também 😂😂😂

Para um negócio, uma marca, que conta (e deve contar) com estrutura para isso também é essencial produzir conteúdo diário em suas redes.

Mas se esse não é o seu caso, você é uma dentista, um personal trainner, um prestador de serviços ou pequeno empresário, é humanamente impossível produzir tanto conteúdo e desempenhar suas atividades profissionais, e mais do que isso, é desnecessário!

E os hacks? Comente nos perfis de maior relevância do seu nicho, engaje com os stories, use até 30 hashtags, etc etc.

Para no final do dia receber algumas migalhas em visualizações adicionais, após gastar muito dinheiro (afinal seu tempo tem algum valor, não?) ou você acha mesmo que aquelas horas engajando com perfis do seu nicho não tiveram custo?

A TÉCNICA MAIS EFICIENTE, BARATA E RÁPIDA

Todas essas técnicas, “hacks”, têm um objetivo: aumentar as impressões do seu conteúdo, aumentar o número de pessoas que visitam o seu perfil e assim, quem sabe, ganhar seguidores e melhorar seu engajamento.

Eu tenho uma técnica muito mais eficiente, barata e rápida para isso, tráfego! Impulsionar o seu conteúdo!

– Mais eficiente porque você tem a possibilidade de atingir um número muito maior de pessoas altamente qualificadas, segmentando corretamente para o público que você deseja atingir, para o público que tem a possibilidade de comprar de você e não apenas quem deseja te sugar.

– Mais rápido porque “basta” publicar as campanhas e “Boooom” as pessoas chegam, no volume que você quiser (puder), e você tendo feito o trabalho de conteúdo corretamente, parte delas fica e até se tornam seus clientes.

– Mais barato porque caso você não tenha parado para pensar, o seu tempo, aquele tempo que sugerem que você gaste produzindo um milhão de conteúdos, engajando com pessoas que não estão nem aí para você, tem valor, e deve ser utilizado na prestação de serviços a seus clientes, na gestão do seu negócio, buscando vender mais.

POTENCIALIZANDO SEU TEMPO E SEUS RESULTADOS

Você nunca vai deixar de produzir conteúdo, mas o foco deve estar em uma maior qualidade e em um volume menor (que te consuma menos tempo), potencializado por anúncios que lhe custarão muito menos do que o seu tempo pode ter de valor.

Para profissionais, o conteúdo principalmente em perfis novos e/ou pequenos deve ter como principal objetivo mostrar ao público que você deseja impactar para gerar novos negócios e relacionamentos que você tem conhecimento, resultados, autoridade sobre o que fala, a visibilidade se não for através de anúncios dificilmente irá atingir um volume relevante de pessoas nos dias de hoje.

Existem outras estratégias, como a associação a indivíduos relevantes do seu nicho que tem muito poder em transformar pessoas que estão começando a ter uma presença nas redes em referência, transferindo audiência e autoridade, mas, se esse não for o seu caso, se você não fizer parte de uma “tribo” com autoridade e audiência, o tráfego pago pode ser o único e mais interessante caminho.

LEMBRE-SE, NADA É DE GRAÇA!

“Se você não está pagando por um produto, é sinal de que o produto é você.”

Andrew Lewis

Muitos acabam não iniciando esse movimento de investir em anúncios por achar caro e buscam caminhos “gratuitos” para crescerem seus perfis e atingirem a audiência desejada, um trabalho que acaba lhes custando muitas horas de esforço, na maior parte das vezes em vão.

O maior erro desses é, além de não compreenderem o poder dos anúncios dentro do seu objetivo de atingir audiências qualificadas, é não mensurar o volume de horas e seu custo neste trabalho “braçal” que no final das contas traz pouco ou nenhum retorno.

Os anúncios têm a capacidade de potencializar os resultados do seu conteúdo, trazendo clientes e contatos relevantes.

Invista na produção de conteúdos de qualidade, que mostram quem você é, o que faz, sua autoridade sobre o assunto e potencialize seus resultados através de anúncios.

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